sábado, 25 de dezembro de 2010

O Pato de Botas

Posted by   on



Houve um tempo em que eu colaborava muito com alguns fanzines Brasil a fora, enviando textos e desenhos. Fiz muitas amizades e conheci muitos trabalhos legais, como os quadrinhos do Laerçon Santos, editor do zine Boca Suja e dono desse traço único, o qual desenha divertidos personagens. O meu preferido, o Pato de Botas, tem tirinhas bem desbocadas como o trabalho de Laerçon se propõe, mas que também causam uma certa reflexão em quem lê... bem, quem define melhor o Pato é seu autor, Laerçon:

"Fagundes, o Pato de Botas, é um personagem que foi criado um pouco depois de eu ter criado a trupe dos Paraibanos de Subúrbio e Carta para Afras. Na verdade eu estava mesmo sentindo falta de um personagem do mundo animal que eu pudesse usar como porta voz de minhas revoltas contra o ser humano e algumas estupidez que nós como humanos por mais que soframos os danos não deixamos de fazer. Com o passar do tempo esse meu querido pato se tornou uma espécie de ícone da revolta, reclama de tudo e de todos e não se conforma de jeito nenhum do meio em que vive. Vez ou outra conversa com seres inanimados como pedras, lápis, computador, impressora sempre deixando uma mensagem no ar de algo que nas entrelinhas tem um ponto verídico de questionamento. O pato de botas vive em uma floresta onde é bem visto por todos, e tem como um fiel amigo outro pato, o Luizinho. Como não poderia deixar de ser tem um inimigo também, o Jakarôncio, o jacaré da lagoa que vive querendo devorá-lo.
O autor também confirma o sucesso do patinho:

Fagundes se tornou um dos meus personagens mais populares entre os meus amigos e o pessoal que acessa o blog. Ele tem uma identidade grande com as crianças devido sua aparência meiga e pelo fato de meus desenhos serem bem assimilados pelas crianças, ou seja, um estilo peculiar de desenho sem nenhuma firula técnica, as crianças adoram.
Laerçon afirma não saber ao certo quantas tiras já fez, acredita ser em torno de quatrocentas. Praticamente todas estavam disponível na Internet em um blog criado pelo autor, porém um ataque de um hacker destruiu todo o seu trabalho, que se perdeu. Atualmente, ele cria um novo blog, onde é possível ver muitos de seus trabalhos. Acesse!

Um comentário:
Escreva comentários
  1. Fico muito contente pela divulgação do meu trabalho no seu blog, valeu pela força e vida longa ao seu blog!!!

    ResponderExcluir

O que você tem a dizer sobre isso??

Estamos no Twitter, é só seguir - http://twitter.com
Receba nossa Newsletter